domingo, 18 de julho de 2010

Propaganda: Ideologia e Manipulação

A todo o momento somos bombardeados com um número incessante de propagandas provindas da mídia nas suas mais diversas formas, tais como; o rádio, a televisão, os jornais e etc, onde os mesmos não se cansam de nos dizer; comprem isso, usem essa marca, utilizem os nossos serviços. Em meio a tudo isso as pessoas não vêem outra saída se não a de aderirem ao que é pedido pelos emissores das propagandas, pois elas são elaboradas de uma forma tão constante, quase ininterrupta,que acaba por convencê-las.
Em se tratando de propaganda política o mesmo fenômeno se repete, com algumas ressalvas, a propaganda política é mais voltada para a disseminação de ideias, mudanças de comportamento, aceitação ou repulsa a certos fatos da realidade social.
Ambas escolhem um público alvo e criam de forma meticulosa uma ideologia de acordo com os anseios dos seus idealizadores, as empresas objetivam vender seus produtos e serviços utilizando os meios de comunicação para divulgá-los, os candidatos a algum cargo público a utilizam para passar uma imagem positiva aos seus eleitores, enaltecer as suas “virtudes”, criar uma imagem ilusória nos seus eleitores de que se eleito ele defenderá os menos afortunados, os oprimidos, os que estão na mais completa miséria, o Estado utiliza a propaganda para moldar o comportamento dos seus cidadãos, enaltecer os feitos dos governantes, criar na população a ideia de que o país é administrado para todos de forma igualitária, sem discriminações, com igualdade de direitos e obrigações.
Segundo o texto Propaganda: Ideologia e Manipulação de Nelson Jahr os meios de comunicação divulgam e enaltecem os interesses dos grandes capitalistas, que os utilizam para manipular a opinião pública principalmente as classes mais pobres da população, segundo o autor há formas diversas de deturpar a realidade a tal ponto que toda a concepção de vida que o individuo possui é alterada consideravelmente sem que ele perceba, é criada uma ilusão de que basta ele se esforçar, trabalhar incansavelmente, ser perseverante para que o seu desejo de mudar de vida saindo da pobreza rumo as camadas mais altas da sociedade seja realizado, quem não alcança o sucesso é porque não teve competência, não trabalhou o suficiente, mas a oportunidade existe para todos, independente de sua classe social.
O individuo sem ter a compreensão clara da realidade acaba alienado, alienação esta criada e mantida pela propaganda ideológica que não o deixa compreender que o seu único papel é o de gerar riquezas às custas da sua miséria. Sem ter o conhecimento exato dos fatos não há articulação em busca dos seus próprios interesses, mas sim uma conformação com o modo de vida imposto a ele.
Fica claro ao ler o texto de Nelson Jahr a sua repulsa ao regime Capitalista tido como desumano, voltado apenas para o acumulo de capital. O texto argumenta que a mídia usa a propaganda como um meio de explorar os indivíduos, na verdade ela esta a serviço dos detentores do capital. A base de sua argumentação consiste na sua concepção dos valores defendidos pelo regime Capitalista. Segundo ele o regime correto, mais voltado para o lado social seria o regime Socialista, pois este busca retratar os ideais de igualdade e fraternidade necessários para a criação de uma sociedade mais justa e igualitária, onde não há distinção de classe.
A ideologia utilizada por Nelson Jahr em defesa do Socialismo parece algo perfeito que solucionaria todos os problemas da sociedade, mas um tanto utópico, falta exemplos práticos e contundentes do seu sucesso. É muito fácil criticar um modelo vigente e as suas falhas, o difícil é enaltecer os valores de um regime sem exemplos concretos de progressos humanitários, que até o presente momento não se mostrou à altura dos seus ideais, vigente em poucos paises na atualidade, mas sem alcançar as pretensões dos seus idealizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário