domingo, 4 de julho de 2010

"Fanático por futebol"

Por certo que você talvez já tenha ouvido a expressão "fanático por futebol". A palavra fanático significa: que tem paixão excessiva por algo. Na última sexta-feira, a nossa seleção de futebol disputou mais uma partida pela Copa do Mundo da África do Sul. Todos estavam confiantes em mais uma vitória. Os brasileiros de todos os cantos do país pararam para acompanhar o jogo. Para a surpresa de grande parte da população o time do Brasil perdeu a partida e foi eliminado. Apesar de ser só mais uma partida de futebol, as reações diante da derrota foram dignas de ser comentadas.
Infelizmente, o fanatismo tomou conta de muitas pessoas. Na cidade onde moro, a cada partida da seleção canarinho, as ruas da região central ficavam tomadas por inúmeras garrafas de cerveja. É inacreditável a quantidade de garrafas quebradas e sujeira acumulada nas ruas. Ao observar essa situação, fiquei pensando sobre o que leva cidadãos de bem a um gesto tão deplorável como esse. A euforia pelas partidas de futebol foi uma desculpa para agirem de forma tão impensada. Quando se fala tanto em defesa do meio ambiente, algumas pessoas, sem nenhuma consciencia ambiental, "esquecem" por algumas horas principios importantes. Logicamente que algumas dessas pessoas nem perceberam o mal que estavam fazendo pela sua cidade. Para um turista que visita a região de fronteira nessa época tão festiva, a imagem que passamos foi a pior possível. Cabe a cada um fazer uma séria reflexão.
Após a derrota, a expressão facial de muitas pessoas ficou totalmente transformada. Encontrei uma senhora que chorava aos prantos, outra disse-me que tinha perdido a alegria naquele dia. A revolta tomou conta de alguns, o mau humor de outros.
Creio ser relevante destacar que uma partida de futebol não deveria nos afetar de forma tão negativa. Se o nosso emocional ficou abalado pela derrota do Brasil a ponto de alterar o nosso comportamento, talvez se aplique em nós o significado da expressão "fanático por futebol". É indiscutível que qualquer tipo de fanatismo nunca é saudável. Vamos continuar torcendo pela nossa seleção, mas com equilibrio emocional e responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário