quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Escolhas

Em 1994, o Brasil parou para acompanhar a final da copa do mundo de futebol. O adversário da nossa seleção era a temida seleção da Itália. A partida terminou empatada e a disputa pelo título acabou indo para a cobrança de pênaltis. Lembro-me bem da angústia que senti no momento em que os jogadores se preparavam para iniciar a cobrança. Nós não tinhamos boas recordações, pois havíamos perdido uma copa do mundo, justamente na cobrança de pênaltis.
Os dois técnicos tinham que tomar uma difícil decisão; escalar os jogadores certos para decidir um título mundial. Duas nações, milhões de pessoas estavam na expectativa.
Por ironia do destino, o melhor jogador da Itália-Roberto Baggio, ficou responsável por bater o pênalti que decidiria o campeonato, se ele acertasse, o seu time continuaria na disputa, se errase, o Brasil se consagraria campeão.
Assim como o jogador da Itália, nós, em algum momento das nossas vidas, estaremos diante do desafio de tomar uma decisão que mudará a nossa existência. Às vezes acertamos, mas nem sempre. Quantas vezes agimos sem pensar, com precipitação. É preciso agir com sabedoria. Pensar bem antes de decidir.
O jogador Roberto Baggio fez uma escolha ao pegar a bola. Ele escolheu em que lugar do gol ele chutaria. Poderia ser um chute rasteiro, no canto direito ou no canto esquerdo. A opção foi chutar no ângulo. Logicamente que na sua visão, a sua escolha era a mais correta. Um chute no ângulo é muito difícil de se defender. Naquele instante, muitas coisas passaram pela sua mente. Após refletir sobre a possibilidade de virar um herói nacional, Roberto Baggio dirigiu-se até a bola...

Nenhum brasileiro esquece dessa cena. Roberto Baggio escolheu errado, errou o gol e o Brasil comemorou a vitória. Temos que aprender que mesmo sendo bons naquilo que fazemos, há sempre a chance concreta de escolhermos errado, mesmo sabendo qual é a forma correta de se agir. Há um preço a pagar para cada decisão que tomarmos. Nenhum italiano jamais esqueceu daquele dia inesquecível. Que você possa desfrutar dos benefícios de uma sábia decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário