domingo, 13 de setembro de 2009

Não use moderadamente

Me perdoem pela sinceridade, mas sou inimigo número um das drogas. Sei que talvez para você nem todos os tipos de drogas são perigosas, principalmente aquela que quero destacar aqui. O brasileiro adora tomar uma bebida alcoólica, principalmente a famosa "cervejinha". Sei que talvez você não concorde comigo, mas o uso do álcool é nociso e extremamente perigoso. O vício do álcool tem levado milhares de brasileiros a mais completa miséria. Sempre ouço que desde que se beba "socialmente" não há problema algum. O que é beber socialmente? Talvez seja não se embrigar, ou, somente ficar "alegre". O termo é estranho para mim. Sei que todos têm o direito de tomar o que quiser, cada um faz da sua vida o que bem entender, mas o que faço, repercute na vida de outra pessoa. Deixe-me explicar bem o quero dizer. Se eu tomo umas cinco latinhas de cerveja, alguém vai ser afetado negativamente. Posso facilmente me envolver em acidentes de trânsito; corro o sério risco de me desentender com alguém; a minha esposa fatalmente não vai gostar; estarei dando um péssimo exemplo para os meus filhos e etc. A única garantia que temos de que não cairemos no vício é nos abstermos totalmente do uso de bebidas alcoólicas. A minha posição pessoal é radical- não bebo nenhum tipo de bebida que contenha álcool . Tenho visto o que o álcool pode fazer na vida das pessoas, as consequências de ingerir álcool sempre são ruins. Gostaria de conceituar a palavra-droga.

Conceitos
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas comumente suscita a idéia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral, injeção intravenosa ou aplicadas via retal (supositório).

De acordo com a definição acima, álcool é um tipo de droga. O álcool é uma droga lícita, apesar de ser liberada para o consumo, eu não preciso fazer uso dela. Há muitos outros tipos de bebidas bem mais saudáveis.

Bebida e direção não combinam. Para a segurança de todos, tome água!












5 comentários:

  1. É tudo verdade o que você escreveu. O uso de drogas é prejudicial à vida. O álcool não é menos perigoso. O perigo do álcool está em que ele é bem aceito e até incentivado na sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Superficial demais e unilateral...e se considerarmos o que você enfatizou: "cada um faz da sua vida o que bem entender, mas o que faço, repercute na vida de outra pessoa", poderíamos crer então que as religiões são uma droga??
    Explicando: o uso exagerado, diferentes interpretações e aplicação ao pé da letra da palavra "divina" leva a muitos tomarem atitudes extrema...e isso ao longo da história da humanidade...sempre em nome de Deus.
    Desde que o mundo é mundo sempre ocorreram sacrificios humanos em todas as partes do globo em nome dos Deuses...Aconteceu quando a Igreja Catolica declarou que os negros não tinham alma e poderiam ser escravizados (durante esse período milhoes morreram por causa das cruzadas em nome de Deus (muçulmanos e católicos)...quando esta mesma Igreja fechou os olhos para o massacre do Holocausto...os milhoes que morreram no holocausto.
    O ataque às torres gêmeas foram causados por pessoas abstêmias do alcool...e o contra-ataque também foi impetrado por países cuja maioria é adepta do protestantismo...
    Levando-se em consideração os conceitos que você elencou para classificar a bebida como à droga e consequentemente seus efeitos nocivos à sociedade em geral, qual a diferença entre as duas???
    Creio eu que o problema não está no fato da bebida ou religião. Está na natureza humana (não de todos, ok)que se transforma em caos social quando o uso de ambos (acontece concomitantemente, tá)é exagerado, podendo ser precedido por problemas existentes na vida pessoal de cada um. Tanto o alcool quanto a religião, em doses sensatas (ou socialmente) podem sim ter efeitos reguladores na vida do ser humano, ajudando-o a ter um pouquinho de felicidade, ainda que momentânea.
    Tanto o sujeito que está no bar com os "irmãos de copo" quanto o que está na igreja com "os irmãos de fé", ambos estão ali tentando "esvaziar" as agruras absorvidas após horas (ou dias) de trabalho, submissão e se revigorando mentalmente e espiritualmente.
    É o que penso!

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não concordar com os argumentos apresentados, quero dizer que apesar da divergência de idéias, respeito o seu ponto de vista. Ninguém é obrigado a acreditar no que você escreveu, mas devem respeitar o seu direito de divulgar o que pensa. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Em relação ao comentário acima q1ue diz não concordar com os argumentos, gostaria de lembrá-lo quando o autor enfatiza:
    "A única garantia que temos de que não cairemos no vício é nos abstermos totalmente do uso de bebidas alcoólicas. A minha posição é radical."
    Neste caso, a divulgação do "pensar" ultrapassa o "pensar".
    È como eu disse: tudo, dentro de medidas que não sejam exageradas, não tendem a fazer somente males ou somente benefícios...há que se repensar quando alguém afirma ser radical em relação a algo...ainda mais se determinadas pessoas vierem a ocupar lugar de destaque ou decisivo e por ventura vier a determinar, seja em relações profissionais, políticas outras, de acordo com seu pensamento e ão de acordo com o anseio da maioria...do direito natural.
    Conhecer prncípios e historinhas não impetra-nos o poder de julgamento acerca da liberdade individual, garantido em lei.

    ResponderExcluir
  5. Quando digo que sou radical, quero dizer que a minha escolha pessoal de abserter-se do uso de álcool é que é radical. Sou um grande defensor da liberdade de consciencia. Ninguém deve impor aos outros as suas idéias.Não posso e não quero obrigar ninguém a parar de beber, mas também não posso mudar as minhas convicções pessoais. Em nenhum momento feri a liberdade individual, apenas expressei o que penso a respeito. Agradeço os seus comentários, o debate respeitoso é sempre muito bem vindo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir