terça-feira, 8 de setembro de 2009

Não seja impaciente

O mundo está cheio de pessoas que não conseguem dominar as suas emoções. Por futilidades, muitos perdem a cabeça e reagem como se a razão não fosse um atributo natural da humanidade. Penso que o maior desafio que podemos enfrentar é o autodomínio de si mesmo. Temos muita facilidade em tentar mudar as outras pessoas, criticamos as suas atitudes e ficamos horrorizados com a sua falta de paciência. Somos muito bons em dar conselhos. O nosso “objetivo” é ajudar o outro a melhorar o seu comportamento. É pena que o nosso olhar crítico não esteja voltado para nós mesmos. Quando somos o alvo dos comentários, nos irritamos facilmente, mesmo que estejam querendo nos ajudar.
Responda essas perguntas: Como você reage quando censuram as suas palavras? Você reconhece que foi impaciente? Há uma auto avaliação periódica das suas atitudes?
Sei que as perguntas acima são difíceis de serem respondidas, mas penso que elas são de extrema importância para o nosso crescimento pessoal. Esse assunto já foi muito discutido ao longo dos séculos, muitos pensadores escreveram a respeito. Quero deixar algumas frases para a sua reflexão. Os textos estão cheios de sabedoria. Por favor, tenha a paciência necessária para lê-los.
Frases sobre a impaciência
"Todas as falhas humanas provêm da impaciência." (Franz Kafka)
"A paciência é a fortaleza do débil e a impaciência, a debilidade do forte." (Immanuel Kant)
"A impaciência, quando não remedeia os nossos males, os agrava." (Marquês de Maricá)
"A impaciência é um grande obstáculo para o bom êxito."(Napoleão Bonaparte)
"Talvez haja apenas um pecado capital: a impaciência. Devido à impaciência, fomos expulsos do Paraíso; devido à impaciência, não podemos voltar." (Franz Kafka)
"A impaciência em que vivemos provém da nossa ignorância, queremos que os homens e as coisas sejam o que não podem ser, e deixem de ser o que são por sua essência e natureza." (Marquês de Maricá)
"Todos os erros humanos são fruto da impaciência, interrupção prematura de um processo ordenado, obstáculo artificial levantado ao redor de uma realidade artificial." (Franz Kafka)
"Não seja impaciente. A felicidade nem sempre está longe de nós." (Jossei Toda)
"O amor não tem medida, e a impaciência não conhece limite." (São Jerônimo)
"A própria esperança deixa de ser ventura quando a impaciência a acompanha." (John Ruskin)
"A impaciência causada pela esperança muitas vezes abateu um homem valente." (Áccio)
"O homem é impaciente nos seus desejos." (Textos Islâmicos)
"A impaciência nos ensina, que só a paciência resolve."
( Elan klever )
"Como a pressa é inimiga da perfeição, a impaciência é arquiinimiga, pois a pressa é gerada e acelerada pela impaciência."
( Ivan Teorilang )
Que a paciência o acompanhe por todos os dias da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário