terça-feira, 1 de setembro de 2009

O que é ter sorte?



Algumas pessoas têm muita sorte, ganham vários prêmios em sorteios. Conheci um rapaz que ganhou um carro zero quilômetro. Pensei comigo- isso que é ter sorte. Afinal, o que é ter sorte? Qual a melhor definição para essa palavra? Não tenho a pretensão de dar uma resposta definitiva para essa questão. A minha ênfase será tentar dar uma explicação para a sorte no âmbito profissional, ou seja, o que é ter sorte na vida profissional?
Li certa vez uma definição da palavra sorte que achei muito interessante. Dizia que: “sorte é estar preparado quando as oportunidades surgem”. Outra definição afirma que: “Sorte é a junção de duas coisas: oportunidade e preparação. Exemplificando: É algo assim como faziam os marinheiros do tempo das descobertas: primeiro construíam e equipavam as caravelas (PREPARAÇÃO) mas depois não se lançavam ao mar de qualquer maneira. Pelo contrário, esperavam pacientemente que a maré fosse favorável e o vento soprasse na direção certa (OPORTUNIDADE).É claro que a maré era favorável e o vento soprava para todos (OPORTUNIDADE PARA TODOS) mas apenas aqueles que tinham construido e equipados as caravelas (OS QUE ESTAVAM PREPARADOS) conseguiam efetuar aquelas viagens maravilhosas...
Não são poucos os que lamentam a falta de sorte. Para esses, a oportunidade nunca chega. Eles vivem na expectativa de que a sorte bata na sua porta. Penso que, as oportunidades aparecem para todos, mas são poucos os que estão preparados para aproveitá-las. Ninguém pode alegar falta de sorte. Se a sorte está demorando a aparecer, crie você mesmo as suas oportunidades. Faça a diferença e a sua sorte vai mudar.
O que mais se vê são pessoas sem iniciativa, apáticas. Para essas, a frustração é uma dura realidade. Vivem se lamentando pela falta de perspectiva profissional, mas não estão dispostas a mudarem de postura.
Gostaria de deixar um conselho para você- não perca a esperança, se prepare bem, quando a oportunidade surgir não a desperdice. Talvez ela não apareça mais. A chance não pode ser desperdiçada em hipótese alguma.
O segredo é estar preparado para aproveitar as oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário