sábado, 19 de setembro de 2009

Pare de protelar

No terceiro ano de faculdade, eu tinha que entregar um trabalho- uma resenha crítica. O prazo era de 15 dias, tempo suficiente para escrever. Os dias foram se passando e nada de eu começar. Pensava comigo- amanhã eu faço, sem falta. No outro dia, o pensamento era o mesmo- amanhã eu faço sem falta. O “amanhã” nunca chegava, pois sempre havia uma desculpa para não começar. O tempo foi passando e eu bem tranqüilo. Quando percebi faltava apenas um dia para a data da entrega. A professora tinha sido bem clara, não aceitaria trabalhos depois da data estipulada.
Apesar de saber que se não entregasse no dia, a nota seria zero, fiquei pensando em falar com a professora e pedir mais um prazo para entregar o trabalho. Acabei desistindo da idéia.
Fui para a universidade com um peso na consciência. A única solução era tentar fazer o texto nas duas primeiras aulas. O trabalho era para ser entregue nas duas últimas aulas. Ao chegar ao local, fui até a sala de estudos, sentei-me, abri o caderno e comecei a escrever. Fui “obrigado” a não assistir as primeiras aulas.
Contei essa minha experiência para que sirva de exemplo de como não agir. Quantas vezes nós temos que fazer alguma atividade, mas ficamos adiando. O que pode ser feito hoje, não deve ser deixado para amanhã. Somos mestres em inventar desculpas para escapar da responsabilidade. Precisamos aprender a mudar de postura. A frase seguinte deve ser um estilo de vida: Vou fazer o que é preciso agora sem deixar para depois.
Tenha a certeza de que você vai evitar muitos aborrecimentos se agir no momento certo, sem protelar.
Eu já ia me esquecendo de contar o desfecho da minha história. Consegui entregar o trabalho a tempo, a nota foi ótima. A única coisa ruim foi a angustia que senti naquele dia. A partir daquela data, eu comecei a agir diferente. Faça isso também e tenha uma vida mais tranqüila. Sei que não será fácil, mas você precisa começar a pensar seriamente sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário