sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Pare de sofrer

Ao ligar a TV, vemos admirados, homens e mulheres com ótima aparência física. Nas revistas, mulheres com corpos maravilhosos. Há um verdadeiro culto a beleza. Ficamos imaginando como é possível para essas pessoas possuir rostos e corpos tão perfeitos. A mídia em geral, principalmente a televisão, explora de forma muito eficaz, o corpo feminino. Algumas modelos e atrizes são imitadas e admiradas.
Vale quase tudo para se alcançar a “perfeição”. As pessoas estão dispostas a pagar um alto preço para se sentirem lindas. A vaidade impera. O que importa é estar deslumbrante, como se a vida fosse uma eterna passarela.
É incrível como o padrão de beleza muda através dos tempos. Hoje, o que impera, são mulheres magras, com baixo teor de gordura corporal. Há uma corrida descontrolada pelos mais exóticos tipos de regime. É preciso emagrecer, custe o que custar. Às vezes, a própria vida corre perigo devido a dietas feitas sem nenhuma orientação médica.
Todos os anos são gastos milhões de reais em cirurgias plásticas. É claro que em muitos casos, isso é uma necessidade. Pessoas com deformações físicas precisam de intervenção cirúrgica. Creio que a maioria que se submete a esse procedimento, o faz apenas pelo amor a vaidade. O Brasil é um dos países do mundo com maior índice de cirurgias plásticas.
Vemos constantemente em jornais, revistas e na televisão, pessoas com vários tipos de distúrbios alimentares. Pessoas estão doentes, unicamente por não aceitarem a si mesmas. É preciso parar de tentar ser o que não somos.

Precisamos entender que cada um possui sua própria beleza. O que é belo hoje pode não ser amanhã. Não há como viver achando que a aparência física é o que de mais importante uma pessoa possui.
Para que você tenha uma idéia do que estou falando, repare na foto abaixo, ela mostra o padrão de beleza feminina no passado.














Não podemos afirmar que essa aparência é de alguma beldade do século XXI, mas uma mulher com essas formas já foi considerada perfeita fisicamente.

Temos que nos preocupar com nossa aparência, pois ela interfere na nossa saúde fisíca e mental. O que estou tentando dizer é que não podemos ser escravos da beleza. Não podemos ser escravos da mídia. Sei que você é uma pessoa linda. Valorize-se sem fazer comparações com outras pessoas. Cada um é único e insubstituível. Alegre-se e seja feliz!


Um comentário:

  1. Grandes verdades você escreveu neste texto. É difícil acompanhar as exigências da moda e da mídia sem comprometer o corpo ou a mente. Infelizmente as mulheres são as maiores vítimas.

    ResponderExcluir