quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Procure a verdade na opinião do outro

O autor Richard Carlson escreveu um texto muito oportuno e atual no seu livro ''Não faça tempestade em copo d'água". Ele afirma na página 141.
"Se você gosta de aprender tanto quanto de fazer as outras pessoas felizes, vai adorar essa idéia.
Quase todo mundo acha que suas próprias idéias são boas, do contrário não as partilhariam. Uma das coisas destrutivas que muitos de nós fazemos, no entanto, é comparar a opinião de alguém com a nossa. E, quando não combina com o que acreditamos, ou a descartamos, ou procuramos encontrar seu erro. Nós nos sentimos péssimos, a outra pessoa se sente diminuída, e não aprendemos nada.

Toda opinião tem seu mérito, especialmente se nós estivermos procurando por méritos, e não por erros. Da próxima vez que alguém lhe der uma opinião, em vez de julgá-la ou criticá-la, tente encontrar o que nela existe de verdade.

Se você pensar bem a respeito, quando julga alguém ou sua opinião, tal atitude não diz muito a respeito dessa outra pessoa, mas diz quase tudo sobre sua necessidade de ser juiz".

O texto nos orienta a ouvir com imparcialidade, buscando tirar o máximo de proveito da opinião do outro, há sempre o que aprender. Se estivermos dispostos ao crescimento pessoal, teremos que aceitar e aprender com as opiniões dos outros, por mais divergentes que elas sejam.

Um comentário:

  1. Caro Alci,

    Quando afirmas: "Toda opinião tem seu mérito, especialmente se nós estivermos procurando por méritos, e não por erros."
    E o que queres com este texto senão descaracterizar alguma critica que por ventura não vá de encontro com teu pensamento?
    Nem sempre discordar ou então achar lacunas em algum ponto é demérito ou então passível de quem achou recolher-se somente para agradar alguém.
    O mundo está tão cheio de erros, pessoas morrendo de fome, desempregadas e tantas outras.
    Mesmo autor (infinitamente maiores que esse tal Richard Carlson) de renome como Marx e até mesmo Jesus e a própria Bíblia foi alvo de críticas por que outros não seriam?
    Se não concordamos com algo, seja injusto ou ilegal, devemos nos posicionar sim. É dever de cidadão convicto livre para manifestar-se.
    Enquanto uns e outros aceitam pacientemente não quer dizer que isso é o melhor para o crescimento social.
    Aliás, já deu uma olhadela a respeito do Individualismo Ético, de Adam Smith?

    ResponderExcluir