segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Artigo publicado( "Seu Madruga" e o trabalho)

Na edição do dia 02/08/10 foi publicado no Jornal Regional o texto de minha autoria ( "Seu Madruga" e o trabalho). Transcrevo abaixo o texto original bem como uma cópia do jornal.

“Seu Madruga” e o trabalho

Os programas de humor na TV já não são mais os mesmos. Na maioria deles, o foco principal é a exploração de piadas onde o pano de fundo é o sexo. Lembro-me que na década de 80, era um pouco diferente do que vemos hoje em dia, ou seja, não havia tanta banalização do sexo. Ao pensar nesse tempo, tenho certa nostalgia. Fico feliz que o “estilo” anos 80 voltou com força total. Naquela época, eu gostava muito de assistir um programa na televisão- na verdade, gosto até hoje- A Turma do Chaves. Dei muitas gargalhadas com as histórias simples e singelas desse seriado. Sei que nem todos gostam, pois o estilo do humor é muito diferente dos atuais. Creio que assisti a todos os episódios que foram exibidos na televisão.
Um dos personagens mais carismáticos da série era o “Seu Madruga”. Ele sempre vivia sem trabalhar, nunca tinha dinheiro e fugia constantemente para não pagar o aluguel atrasado. Gostaria de refletir sobre uma situação que aconteceu em um dos episódios.
Nunca me esqueci de um diálogo entre o “Senhor Barriga” (proprietário dos imóveis da vila) e o “Seu Madruga”. Ao cobrar mais um aluguel atrasado, o “Sr Barriga” ouviu uma frase que, para muitas pessoas é a mais pura realidade. A frase dizia o seguinte: “O trabalho não é ruim, o ruim é ter que trabalhar”. Pensemos um pouco sobre essa afirmativa. Dificilmente encontraremos pessoas que rejeitam o trabalho. Elas vão dizer que trabalhar é bom e útil ao homem. As virtudes do trabalho serão exaltadas, mas ter que trabalhar é outra coisa. Apesar de reconhecer a necessidade do trabalho, muitos não gostam de trabalhar, vivem como “Seu Madruga”, ociosos e sempre dependentes da bondade dos outros para poder comer e se vestir. Logicamente que não são todos, algumas pessoas estão impossibilitadas por problemas físicos, outros por problemas neurológicos e ainda outros pela falta de oportunidade no mercado de trabalho. Note que, sempre que podemos, fazemos o mínimo de esforço possível, como se trabalhar fosse uma maldição da qual não podemos escapar.
Quero dizer que o trabalho nunca é ruim, independente da profissão que exercemos; da mais simples até a mais sofisticada. O trabalho é uma benção em todos os sentidos. Não pense nele como um fardo. Desempenhe as suas funções com empenho e dedicação. Não corra do trabalho, ele é um grande aliado. O sucesso profissional é fruto do empenho com que desenvolvemos as nossas atividades profissionais. Sem ter um trabalho digno só nos restará recorrer à mendicância. Que a frase do “Seu Madruga” não seja uma realidade na sua vida. O mundo seria melhor para todos se as pessoas entendessem que viver na ociosidade nunca é bom. A rejeição do trabalho honesto tem gerado inúmeros crimes. Por favor, não faça parte dessa triste estatística!
“Viva para trabalhar, somente assim, não será preciso trabalhar para viver”




Nenhum comentário:

Postar um comentário