quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Vote em mim!

A vida em sociedade pressupõe organização. O ser humano não tem em sua natureza o viver isolado. A vida social é uma necessidade que decorre do próprio instinto de sobrevivência. Os grupos humanos são chamados de sociedades. Estas, por sua vez, são compostas e organizadas por meio de normas e regras que condicionam os comportamentos individuais de todos os seus componentes.
O princípio democrático é aquele que requer a participação de todos os componentes de um dado grupo social para a escolha da vontade da maioria. Quando se fala em todos os componentes, quer-se dizer todos os componentes que reúnam condições legais de votar. Especificamente no Brasil, os indivíduos maiores de 16 anos podem votar, os maiores de 18 anos devem votar, e por fim, os maiores de 70 anos podem optar por continuar a exercer o direito do voto, mesmo não sendo mais obrigados a fazê-lo.
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão é regulamentada pela Lei 9.504/97 (artigos 44 a 57).
Em época de eleição, assistir aos programas dos partidos políticos na TV é uma ótima diversão. Cada candidato procura chamar a atenção dos eleitores de uma forma toda particular. Diante de centenas de concorrentes, a criatividade do brasileiro mostra-se ser insuperável. Algumas pérolas de alguns candidatos a cargos políticos:
Candidata cujo apelido é Nega Diaba. "Não vote em branco, vote NEGA DIABA!” Guilherme Bouças, com o slogan: "Chega de malas, vote em Bouças."
Grito de guerra do candidato Lingüiça, de Cotia (SP). "Linguiça* Neles!” *Agora sem trema!
Em Descalvado (AL) a candidata chamada Dinha cujo slogan é: "Tudo Pela Dinha."
Em Carmo do Rio Claro (MG) o candidato chamado Gê. “Não vote em A, nem em B, nem em C; na hora H, vote em Gê."
Em Hidrolândia (GO) o candidato chamado Pé. "Não vote sentado, vote em Pé.” E Mogi das Cruzes (SP). Lá tinha um candidato chamado Defunto, com um slogan que apesar de bizarro caiu na graça do povo. "Vote em Defunto, porque político bom é político morto!"
O candidato apelidado de “De Leon” com o seguinte slogan: O vereador Lost. Sua proposta principal é capturar e amarrar os candidatos corruptos, acabando com a raça deles.
O difícil é escolher entre tantas opções. Em época de eleição, o melhor do ser humano é relevado, pois não há nenhum candidato desonesto, todos afirmam que irão lutar por justiça social, mais emprego, saúde e educação. O eleitor fica em dúvida em quem votar, é difícil tomar uma decisão diante de tantas opções. De acordo com o discurso, não há problema algum em escolher o candidato A ou B, pois independente de quem for eleito, os problemas sociais serão resolvidos.
O Instituto Irônicus revelou que a maioria da população acredita piamente em tudo o que os candidatos prometem. Ninguém fica decepcionado após as eleições. Todas as promessas de campanha são cumpridas nos mínimos detalhes. Cada candidato eleito presta contas a população das promessas feitas durante a campanha eleitoral. É o Brasil sendo exemplo no mundo inteiro do que é viver numa sociedade democrática, justa e igualitária. Bom, pelo menos é assim que deveria ser, mas...
O povo brasileiro precisa urgentemente não só ouvir discursos bonitos é preciso também começar a investigar a vida dos candidatos para verificar se tudo aquilo que dizem está de acordo com o que são na vida real. Nenhuma promessa de campanha deve ser esquecida, pois é direito do eleitor cobrar por aquilo que foi prometido e não foi cumprido. Se o cargo político representa a vontade do povo, cabe ao próprio povo fiscalizar os seus representantes. Viva a democracia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário