domingo, 29 de agosto de 2010

A vítima voluntária

A escritora Julia Cameron no seu livro "Criatividade a mina de ouro" nas páginas 246-247 comenta que:
"Uma das maiores mentiras que dizemos para nós mesmos é que as coisas ruins de nossa vida são culpa de outra pessoa. Se ao menos eles... então nós...
Quase sempre, se remoemos um profundo ressentimento, estamos paralisados. Sabemos o que gostaríamos de fazer e do que precisamos para isso e, ainda assim, não estamos prontos para fazê-lo. Então culpamos outra pessoa por nossos sentimentos ou nosso mal-estar. Nossa sensação de que precisamos ir em frente é diminuída pelo nosso desejo de permanecer seguros e infelizes. O saco de pancadas nesse diálogo interior se torna nosso amigo, nosso chefe- qualquer pessoa que possa representar o nosso eu trêmulo, equilibrando-se sobre a prancha divina, mas ainda não pronto para pular.
Frequentemente, a raiva e a culpa são sintomas de mudança iminente. A mudança é assustadora para muitos de nós grande parte do tempo. Resistimos a ela, e o modo como o fazemos é culpando outra pessoa pelo estado em que estamos( zangados e frustados). Dessa forma, não temos de fazer coisa alguma que poderia nos tornar menos zangados e frustados. A culpa e o ressentimento nos mantêm na posição de vítimas. Criam antolhos que tornam difícil enxergar as nossas opções. Se "temos de esperar um telefonema" de um amigo desatencioso que nos deixa esperando, não precisamos mudar nossas roupas e nosso hábitos e sair para assistir à nova peça para a qual temos dois ingressos grátis, não é?
A raiva cria adrenalina. A adrenalina faz com que nos sintamos fortes. É assim que queremos nos sentir- não vulneráveis, assustados, abertos a novos eventos, pessoas, lugares e experiências. Fortes, porém paralisados: essa é uma posição boa e segura!
O que estamos tentando evitar é não errar, e então frequentemente o evitamos não fazendo coisa alguma, culpando outra pessoa e ficando com raiva dela. Bombeamos para os nossos sistemas adrenalina e raiva ou medo, até ficarmos intoxicados comm a quimíca de nossos próprios corpos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário