segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O direito de discordar

“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”.Voltaire
Sábias essas palavras do grande Voltaire. Temos que aprender a não só respeitar como defender o direito das pessoas de emitirem as suas opiniões, mesmo que elas sejam contrarias as nossas. É sinal de maturidade permitir com serenidade que o outro expresse as suas idéias sem retaliações. Pena que nem sempre agimos dessa forma, coloco-me como exemplo daqueles que precisam melhorar nessa questão. A discussão pode até ser acalorada, mas sempre dentro de um clima de respeito e cordialidade. George Orwel disse que: “Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir”. Esse é um direito garantido pela constituição federal. A carta magna diz:
Art. 5°, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Art. 5°, IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§2° - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
Logicamente que não podemos usar a liberdade de expressão como desculpa para desrespeitar o direito do outro. A lei proteje o indivíduo contra calúnias e difamações, podendo até ser processada a pessoa que agir desrespeitosamente. Penso que o debate de idéias é muito útil para o crescimento pessoal, a única ressalva é que ambas as partes consigam manter o equilíbrio emocional. A agressão verbal deve ser evitada.
É na multiplicação das idéias que conseguimos crescer intelectualmente. Viva a diversidade de pensamento!

4 comentários:

  1. É comum lermos algumas frases ou escritos de alguns autores e propagá-los como se verdade fosse....como se os escritores de outrora fossem os aplicadores de sua filosofia e proferissem verdades absolutas.
    Podemos até crer que Voltaire e sua filosofia lutava a favor da liberdade.
    Ao divagar e dissertar sobre idéias dsejam de quaisquer autores, é mister fazermos antes uma análise, ainda que suscinta, a respeito das idéias deste afim de não propagá-las como dogmas a serem seguidos.
    Neste caso, vale lembrar que este Voltaire (sim, este mesmo pensador francês)que muitos citam como defensor da Liberdade, na verdade era sócio de pessoas que praticavam o comercio de escravos. Legal e Liberal esse Voltaire, não? Além disso, defendia um poder centralizador, geralmente nas mãos do Rei.
    E é assim que de muitas maneiras nos oferecem/vendem a liberdade, nos levando a escolher produtos com marcas diferentes sejam em vitrines ou prateleiras mas sem ter o direito de poder ao menos escolher um modelo social que contemplasse a todos.
    A liberdade do neo-liberalismo que impõe a todos uma liberdade em que impere a injustiça e a impunidade? Aos governantes que ludibriam o, povo em meio a discursos demagogos amparados por um sistema eleitoral viciado em que não há de fato uma reforma no modo de governar e legislar dos políticos?que fazem discursos de um jeito nas campanhas e depois traem a confiança do povo.
    A esses políticos que usam e abusam das sinecuras do poder e aproprianm-se do dinheiro público e que não respeitam o patrimônio público?São governantes que usam o dinheiro público como objetos deles.
    É essa liberdade cujas raízes se fundam em uma exclusão social e o aumento da pobreza?
    Concluindo: vivemos numa sociedade em que a liberdade é vigiada...
    Alguns de nós, blogueiros, até poderíamos publicar em jornais e revistas de alguma expressão mas desde que isso atendesse aos interesses de outrém. Não teríamos o mesmo espaço somente divulgando nossas idéias.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de abradecer o autor do comentário sobre o texto "O direito de discordar". São textos como seu que enriquece o que escrevo no blog. Um grande abraço. ALCI

    ResponderExcluir
  3. Caro Alci,

    Apesar de discordar de algumas idéias suas, acho interessantíssima a propagação de idéias, sejam quais forem, desde que estas não suscitem discriminação ou incentive a violência.
    São inicitativas como essas que nos faze emancipar, de fato!
    Parabéns!
    Continue assim.

    ResponderExcluir
  4. Nenhum ser humano é perfeito, mas em algum momento de suas vidas podem acabar dizendo algo que seja verdade, mesmo que essa pessoa não pratique o que diz.
    Isso me faz lembrar que Cristo, em sua perfeição, não conseguiu agradar a todos. Na verdade, em sua época, agradou uma minoria ...

    ResponderExcluir