sábado, 12 de setembro de 2009

Um dia para não se esquecer

Algumas datas tornam-se especiais para nós por certas razões. No dia 11 de setembro a minha mãe faz aniversário. Eu sempre acordei muito cedo, ela também. Sempre procurei desejar-lhe feliz aniversário nas primeiras horas da manhã. Todos os anos a cena se repete. No ano de 2001, a comemoração do aniversário da minha mãe foi diferente. Ainda era de manhã quando as noticias chegaram através da televisão.
Lembro-me bem da minha reação diante das informações que eram divulgadas a todo o instante pela TV. Eu não conseguia acreditar no que os meus olhos viam. Como aquilo era possível? A sensação que tive era de que uma cena de algum filme de ação americano cheio de efeitos especiais estava sendo exibido em todos os jornais ao mesmo tempo. Infelizmente, tudo o que estava sendo mostrado era muito real. Durante todo aquele dia, os noticiários mostraram inúmeras vezes, o choque dos aviões contras as torres gêmeas. A nação mais poderosa da terra- os EUA- acordou de luto. O mundo jamais foi o mesmo, e nem será.
Não há como se esquecer dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Sempre que a minha mãe comemora mais um ano de vida, a minha mente se volta para aquele fatídico dia.
Por vários anos tenho pensado sobre quais foram às razões que levaram algumas pessoas a cometerem tamanha atrocidade. O que leva o ser humano a tirar a vida de milhares de pessoas com tanta crueldade? Penso que: questões políticas e religiosas foram às principais causas do atentado.
Por incrível que pareça, o homem que pensa que está sendo guiado por Deus, comete todo tipo de barbaridade sem peso na consciência. A fé cega é extremamente perigosa. O radicalismo religioso é uma ameaça a paz mundial. A religião quando bem utilizada é de inestimável valor para a convivência harmoniosa dos povos. A crença num Deus bondoso e tolerante é um excelente remédio para solucionar os conflitos entre as nações.
A fé jamais deveria ser usada para incitar o ódio e a violência. O amor a todas as pessoas era o ensino fundamental de Jesus Cristo. É uma pena que são poucos os que dão crédito as palavras do Mestre.
Ninguém tem o direito de matar inocentes. A vida deve ser valorizada sempre, sempre, sempre...

Um comentário: