quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Aprendendo com o passado

Se eu pudesse voltar ao passado faria tudo diferente. Algumas escolhas que fiz não foram corretas e hoje "pago" o preço pelas decisões que tomei. A juventude é uma época da vida em que agimos por impulso, sem se preocupar com as consequências das nossas ações. Pensamos que podemos fazer qualquer coisa, que não há limites, o que realmente importa é que a nossa vontade prevaleça. Ledo engano. É uma pena que só conseguimos ver que nos comportamos de forma impensada quando adquirimos certa idade, a famosa experiência. Ouvi certa vez uma frase que dizia o seguinte: Escolha o caminho correto e não será preciso voltar atrás. Errei o caminho inúmeras vezes, pois sempre escolhi o caminho mais fácil, o que nem sempre é garantia de sucesso.
As decepções são instrumentos poderosos do ensino. O passado deve nos alertar para o fato de que precisamos agir com cautela. Uma escolha errada hoje, pode prejudicar todo o resto da nossa existência. Quantos não estão sofrendo por erros cometidos no passado? Se pudermos reparar o mal que causamos para nós mesmos, devemos agir o mais rápido posssível.

Um novo horizonte está ao nosso alcançe, é preciso apenas aproveitá-lo. Que os equivocos do passado possam nos auxiliar para que o nosso presente repercuta positivamente no futuro.

Que todos nós tenhamos sabedoria para aprender a viver bem.

Termino com uma frase de Mario de Andrade: “O passado é lição para refletir, não para repetir.”

Um comentário:

  1. Gostei muito da postagem de hoje.O passado não pode ser apagado, mas deve ser estudado para que os mesmos erros não sejam cometidos novamente. Um abraço.

    ResponderExcluir