quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Motive-se!

Segundo Cecília Bergamini: “... , para que o individuo seja capaz de atingir o domínio das suas próprias potencialidades e o equilíbrio emocional almejado, precisa não apenas estar de acordo com isso, mas sobretudo deve estar disponível para investir as suas próprias energias nesse sentido.” (1997, p.162)
O individuo tem diante de si um grande desafio, se auto motivar controlando as suas emoções de forma que elas não interfiram negativamente no seu desempenho, isso requer esforço pessoal e muita perseverança. É fato incontestável que a vida pessoal influencia de forma positiva ou negativa no desempenho profissional. O individuo deve reavaliar as suas prioridades. Conciliar a vida profissional com a pessoal de forma equilibrada é um grande desafio enfrentado pelo homem moderno, principalmente em uma sociedade capitalista como a nossa.
Devido à escassez dos postos de trabalho, os empregos se tornaram disputadíssimos, já não basta mais possuir as qualificações exigidas, mas sim, saber trabalhar em equipe, se auto motivar, ser dinâmico e participativo. Muitos possuem o conhecimento técnico exigido pela sua profissão, porém, vivem “apagados”, sempre a espera de uma grande oportunidade, mas totalmente apáticos.
Os profissionais que se destacam sabem fazer marketing pessoal, eles possuem os motivos certos que os impulsionam rumo ao alvo almejado, eles sabem que “não basta ser competente, você tem de parecer competente”.O mercado de trabalho exige pessoas humildes, que saibam reconhecer as suas deficiências, que não se envergonhem de buscar a informação certa, que estejam sempre se atualizando. Essas pessoas não desanimam mesmo diante dos obstáculos que são inevitáveis, pois vivem auto motivadas. São características como essas que fazem a diferença entre o sucesso e a derrota no concorrido mercado de trabalho. O talento pessoal nunca foi tão valorizado como hoje, mas é preciso revelá-lo em toda a sua plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário