segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Propaganda: Ideologia e Manipulação I

A todo o momento somos bombardeados com um número incessante de propagandas provindas da mídia nas suas mais diversas formas, tais como; o rádio, a televisão, os jornais e etc, onde os mesmos não se cansam de nos dizer: comprem isso, usem essa marca, utilizem os nossos serviços. Em meio a tudo isso as pessoas não vêem outra saída a não ser aderirem ao que é pedido pelos emissores das propagandas, pois elas são elaboradas de uma forma tão constante, quase ininterrupta,que acaba por convencê-las.
Em se tratando de propaganda política o mesmo fenômeno se repete, com algumas ressalvas, a propaganda política é mais voltada para a disseminação de idéias, mudanças de comportamento, aceitação ou repulsa a certos fatos da realidade social.
Ambas escolhem um público alvo e criam de forma meticulosa uma ideologia de acordo com os anseios dos seus idealizadores, as empresas objetivam vender seus produtos e serviços utilizando os meios de comunicação para divulgá-los, os candidatos a algum cargo público a utilizam para passar uma imagem positiva aos seus eleitores, enaltecer as suas “virtudes”, criar uma imagem ilusória nos seus eleitores de que se eleito ele defenderá os menos afortunados, os oprimidos, os que estão na mais completa miséria, o Estado utiliza a propaganda para moldar o comportamento dos seus cidadãos, enaltecer os feitos dos governantes, criar na população a idéia de que o país é administrado para todos de forma igualitária, sem discriminações, com igualdade de direitos e obrigações.

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