quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A psicologia no ambiente de trabalho

Todo ser humano demonstra em seu comportamento uma complexidade espantosa, vários fatores se interagem revelando ao observador atento uma infinidade de atitudes. A Psicologia descobriu que cada pessoa possui certas características próprias que a diferem das demais.
Uma área da Psicologia é o estudo do comportamento humano dentro das organizações. O administrador(gestor) tem a seu dispor um leque de informações que o auxiliam na compreensão das atitudes dos seus subordinados perante as suas ordens, é possível também descobrir como está o clima organizacional e solucionar possíveis desavenças diante da sua autoridade.
Os conhecimentos por nós e por qualquer um que nos observa. Este comportamento varia grandemente conforme nossa estimativa do que é correto em um ambiente específico e com diferentes grupos de pessoas. Limita-se àquilo de que nossos parentes e amigos estão cônscios e ao que nós consideramos óbvios, tais como nossas características, nossa maneira de falar, nossa atitude geral, algumas de nossas habilidades, etc.
Outras características de comportamento são facilmente percebidos pêlos outros, mas das quais, geralmente, não estamos cientes. É o que nossos amigos sabem de nós, mas que não nos dizem e que ao iniciarmos nossa participação num grupo, comunicamos a todos os tipos de informações das quais não estamos cientes, mas que são observadas pelas outras pessoas do grupo. No rol dessas informações encontram-se nossa maneira de agir, nosso estilo de relacionamento, e outros.

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