segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Propaganda: Ideologia e Manipulação II

Segundo o texto Propaganda: Ideologia e Manipulação de Nelson Jahr os meios de comunicação divulgam e enaltecem os interesses dos grandes capitalistas, que os utilizam para manipular a opinião pública principalmente as classes mais pobres da população, segundo o autor há formas diversas de deturpar a realidade a tal ponto que toda a concepção de vida que o individuo possui é alterada consideravelmente sem que ele perceba, é criada uma ilusão de que basta ele se esforçar, trabalhar incansavelmente, ser perseverante para que o seu desejo de mudar de vida saindo da pobreza rumo as camadas mais altas da sociedade seja realizado, quem não alcança o sucesso é porque não teve competência, não trabalhou o suficiente, mas a oportunidade existe para todos, independente de sua classe social.
O individuo sem ter a compreensão clara da realidade acaba alienado, alienação esta criada e mantida pela propaganda ideológica que não o deixa compreender que o seu único papel é o de gerar riquezas às custas da sua miséria. Sem ter o conhecimento exato dos fatos não há articulação em busca dos seus próprios interesses, mas sim uma conformação com o modo de vida imposto a ele.
Fica claro ao ler o texto de Nelson Jahr a sua repulsa ao regime Capitalista tido como desumano, voltado apenas para o acumulo de capital. O texto argumenta que a mídia usa a propaganda como um meio de explorar os indivíduos, na verdade ela esta a serviço dos detentores do capital. A base de sua argumentação consiste na sua concepção dos valores defendidos pelo regime Capitalista. Segundo ele o regime correto, mais voltado para o lado social seria o regime Socialista, pois este busca retratar os ideais de igualdade e fraternidade necessários para a criação de uma sociedade mais justa e igualitária, onde não há distinção de classe.
A ideologia utilizada por Nelson Jahr em defesa do Socialismo parece algo perfeito que solucionaria todos os problemas da sociedade,mas um tanto utópico, falta exemplos práticos e contundentes do seu sucesso. É muito fácil criticar um modelo vigente e as suas falhas, o difícil é enaltecer os valores de um regime sem exemplos concretos de progressos humanitários, que até o presente momento não se mostrou à altura dos seus ideais, vigente em poucos paises na atualidade, mas sem alcançar as pretensões dos seus idealizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário