terça-feira, 6 de outubro de 2009

Justiça social

As nações tem passado por crises sucessivas. As desigualdades sociais são cada vez mais visíveis. Há um verdadeiro abismo entre entre ricos e pobres. Como encontrar uma solução para problemas tão acentuados?
Ao longo dos séculos, muitos tentaram, mas ninguém encontrou uma solução definitiva. As políticas públicas são ineficientes na maioria dos países. No passado, um novo sistema social foi implantado, a expectativa era de que a justiça social finalmente seria uma realidade. Hoje, o comunismo perdeu a sua força, apenas alguns países ainda vivem baseados nas suas premissas.

A enciclopédia Wikipédia define: O Comunismo (do latim communis = "comum") é um sistema econômico, bem como uma doutrina política e social, cujo objetivo é a criação de uma sociedade sem classes, sem Estado, baseada na propriedade comum dos meios de produção, com a consequente abolição da propriedade privada e caracterizada pelo controle dos meios de produção pelos trabalhadores através de associações livres de produtores.
O Comunismo tenta oferecer uma alternativa aos problemas que são entendidos como inerentes à economia capitalista e ao legado do imperialismo e do nacionalismo. De acordo com a ideologia comunista, a forma para superar esses problemas seria a derrocada da rica burguesia, tida como classe dominante, em prol da classe trabalhadora - ou proletariado – para estabelecer uma sociedade pacífica, livre, sem classes, ou governo.
O ideal comunista não é ruim, mas os seus objetivos não foram alcançados. Mesmo nos países comunistas, podemos verificar várias problemas sociais.
O problema em si não está no comunismo, ou no capitalismo, ou em qualquer outra forma de estrutura social. O grande problema está no "coração do homem". A mudança principal precisa ser interna. Enquanto a cobiça, a sede de poder e a desonestidade prevalecer, nenhum sistema social obterá sucesso. Creio que a única solução possível é seguir as palavras do Grande Mestre Jesus Cristo: Amarás a teu próximo com a ti mesmo". Quando amarmos realmente as pessoas, não as exploraremos em nosso benefício. Quando nós percebermos que o outro é especial e digno de respeito, as suas necessidades serão supridas. Eis a verdadeira justiça social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário