sábado, 21 de agosto de 2010

Argumentar, Convencer e Persuadir

O livro "A Arte de Argumentar" de Antônio Suárez Abreu é uma leitura prazerosa. Destaco um trecho da obra. Nas páginas 25-26 o autor afirma que: "Argumentar é a arte de convencer e persuadir. Convencer é saber gerenciar informação, é falar à razão do outro, demonstrando, provando. Etimologicamente, significa VENCER JUNTO COM O OUTRO(com + vencer) e não CONTRA o outro. Persuadir é saber gerenciar relação, é falar à emoção do outro. Mas em que convencer se diferencia de Persuadir? Convencer é construir algo no campo das ideias. Quando convencemos alguém, esse alguém passa a pensar como nós. Persuadir é construir no terreno da ação: quando persuadimos alguém, esse alguém realiza algo que desejamos que ele realize.
Muitas vezes, conseguimos convencer as pessoas, mas não conseguimos persuadi-las. Podemos convencer um filho de que o estudo é importante e, apesar disso, ele continuar neglicenciando suas tarefas escolares.
Podemos convencer um fumante de que o cigarro faz mal à saúde, e apesar disso, ele continuar fumando. Algumas vezes, uma pessoa já está persuadida a fazer alguma coisa e precisa apenas ser convencida. Precisa de um empurrãozinho racional de sua própria consciência ou da de outra pessoa, para fazer o que deseja.
É o caso de um amigo que quer comprar um carro de luxo, tem dinheiro para isso, mas hesita em fazê-lo, por achar mera vaidade. Precisamos apenas dar-lhe uma "boa razão" para que ele faça o negócio. Às vezes, uma pessoa pode ser persuadida a fazer alguma coisa, sem estar convencida. É o caso de alguém que consulta uma cartomante ou vai a um curandeiro, apesar de, racionalmente, não acreditar em nada disso.
ARGUMENTAR É, POIS, EM ÚLTIMA ANÁLISE, A ARTE DE, GERENCIANDO INFORMAÇÃO, CONVENCER O OUTRO DE ALGUMA COISA NO PLANO DAS IDEIAS E DE, GERENCIANDO RELAÇÃO, PERSUADI-LO, NO PLANO DAS EMOÇÕES, A FAZER ALGUMA COISA QUE NÓS DESEJAMOS QUE ELE FAÇA."

2 comentários:

  1. É realmente como o que esta no livro descrito que argumentar é a arte de convencer e persuadir. Dar uma boa rasam para alguém, elas compram qualquer coisa. Como eu escrevi em meu blog:Argumentar é para todos pois é uma arte e faz parte de nosso cotidiano. Link: http://bit.ly/A-Arte-de-Argumentar

    ResponderExcluir
  2. É realmente como o que esta no livro descrito que argumentar é a arte de convencer e persuadir. Dar uma boa rasam para alguém, elas compram qualquer coisa. Como eu escrevi em meu blog:Argumentar é para todos pois é uma arte e faz parte de nosso cotidiano. Link: http://bit.ly/A-Arte-de-Argumentar

    ResponderExcluir