segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Arte do encontro

Saber dizer as palavras certas, nos momentos certos, para as pessoas certas, é descobrir a arte do encontro com os outros.
Em nosso relacionamento diário, muitas vezes acertamos uma das três coisas, mas erramos outras duas. Dizemos as palavras certas, em momentos inoportunos. Acertamos as palavras e o momento psicológico, mas as pessoas não são as pessoas certas.

E quantas vezes, maus artistas que somos, não acertamos nem com as palavras, escolhemos o momento inoportuno e falamos a pessoa errada.

A única arte realmente importante na vida é a Arte do Encontro com outro. Daí a enorme importância de encontrar as palavras certas nos momentos certos, para pessoas certas.

Há um detalhe importantantíssimo que deve ser lembrado:

"Para haver Encontro, deve haver boa vontade. Não existe Encontro quando o egoismo e a ambição falam mais alto que o amor".

O erro deve ser combatido, a concórdia e a justiça devem ser procuradas. Quantas vezes, no entanto, o protesto é realizado em momentos inoportunos. Apela-se, então, a violência. E violência não resolve. Ao contrário, costuma agravar as situações. Porque violência chama violência.

Esta é uma lição milenar da História: é de cabeça fria, na base do diálogo, do equilíbrio e da magnanimidade que as soluções devem ser buscadas. Não é briga, não é agressividade, não são gritos, que trazem as soluções.

A arte de ir ao Encontro do outro exige aprendizado, reclama humildade e coração desarmado.

Roque Schinneder

Nenhum comentário:

Postar um comentário