sexta-feira, 20 de novembro de 2009

As duas faces da mudança

Ao pensarmos sobre as transformações ocorridas na sociedade moderna chegamos à conclusão de que tudo está em constante mudança- a nossa vida, a nossa aparência, as nossas emoções, os nossos pensamentos, o nosso trabalho, a nossa família, os nossos amigos, todas as áreas nos afetam direta ou indiretamente. Todas essas variáveis estão em constante transformação.
Algumas mudanças são irrelevantes e não nos atinge, mas outras nos afeta e não temos como modificá-las. Seria muito bom se todas as mudanças sempre fossem benéficas, infelizmente nem sempre é assim. Querendo ou não, elas acontecem a todo instante. Diante de circunstâncias que fogem ao nosso controle o que devemos fazer? Penso que devemos nos adaptar a elas, essa adaptação deve ser a mais natural possível. Muitas pessoas estão sofrendo neste exato momento por não conseguirem gerenciar as mudanças que ocorrem na sua vida.
Apesar de sabermos que as mudanças são muitas vezes dolorosas, é importante nos conscientizarmos de que vamos experimentá-la, mais cedo ou mais tarde. A única coisa que podemos fazer é mudar a nossa atitude diante de acontecimentos que estão muito além do nosso controle.
O fato é que as mudanças podem ser boas ou podem ser ruins, ou seja, tem duas faces. Quando forem boas, devemos nos alegrar ao máximo, quando forem ruins, devemos aprender com elas. Os problemas são uma ótima oportunidade de crescimento pessoal. Antes de começarmos a murmurar e nos fazermos de vítima, seria bom que refletíssemos sobre a nossa postura. É possível administrar as mudanças com sabedoria e paciência. O segredo é estar aberto para o aprendizado constante.
Texto de Alci Massaranduba

Um comentário:

  1. É verdade o que você escreveu. Apesar de sabermos que as mudanças são invitáveis, temos o receio de que elas sempre serão ruins. As mudanças fazem parte da vida e nos ajudam a crescer.

    ResponderExcluir