quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Compre óculos novos

Tenho uma filhinha de seis anos muito esperta. Gosto muito de conversar com ela, pois os seus comentários são muito espirituosos. Num certo domingo estávamos conversando sobre vários assuntos, de repente, ela soltou uma das suas pérolas. A minha reação a sua frase teve dois estágios:
1. O riso
2. A reflexão
A nossa conversa foi à seguinte:
-Pai, o senhor compra um óculo novo pra mim?
-A sua mãe já não te deu um de presente? Respondi.
-O que a mãe me deu eu perdi, por isso preciso de um novo.
-Aonde você perdeu o óculo?
Sem pensar muito, ela deu a resposta instantaneamente.
- Pai, quando se perde alguma coisa é porque não se sabe aonde foi que a perdeu, né!Sem poder me conter, comecei a rir. Obviamente que a minha pergunta era pouco inteligente. Nós rimos por alguns minutos da situação.
Apesar de toda a cena ser um pouco cômica, gostaria de fazer um paralelo entre a resposta da minha filha e a nossa atitude diante da vida. A frase “quando se perde alguma coisa é porque não se sabe aonde foi que a perdeu” me revelou algo que até então era desconhecido pra mim. Não foram poucas às vezes em que perdi a alegria de viver, a fé, o domínio próprio, a generosidade, o amor, a misericórdia, o prazer pelas pequenas coisas. Quando se perde coisas valiosas como essas normalmente não se sabe como foi que a perda aconteceu. A depressão chega sem que nos demos conta. O mau humor muda a nossa fisionomia sem que percebamos. O pessimismo pode atrapalhar os nossos sonhos. Todas essas coisas acontecem porque perdemos algo precioso e não sabemos como encontrá-lo.
Como seria maravilhoso se tivéssemos óculos especiais para poder enxergar a nossa realidade em todos os seus detalhes. Tenho a certeza de que se houvesse alguém vendendo tais óculos, a fila de espera para comprá-lo seria enorme. Estamos vivendo apressados e sem tempo para fazer uma reflexão sobre a nossa própria existência. De certa forma estamos conformados com a vida que levamos sem ao menos tentar de alguma maneira melhorá-la. Apesar de não existir óculos mágicos, podemos tomar certas atitudes que nos ajudarão a recuperar coisas valiosas que perdemos ao longo dos anos.
Certa lenda conta que estavam duas crianças patinando em cima de um lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam sem preocupação.
De repente, o gelo se quebrou e uma das crianças caiu na água.
A outra criança vendo que seu amiguinho se afogava debaixo do gelo, pegou uma pedra e começou a golpear com todas as suas forças, conseguindo quebrá-lo e salvar seu amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino: - Como você fez isso? É impossível que você tenha quebrado o gelo com essa pedra e suas mãos tão pequenas!
Nesse instante apareceu um ancião e disse:
- Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
- Como?
O ancião respondeu:
- Não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não poderia fazer!
Mesmo que você ouça de alguém que é melhor se conformar e aceitar a vida como ela é, eu te digo que é possível transformá-la totalmente. Hoje você pode tomar a decisão de recuperar os “tesouros” perdidos ao longo do tempo. Pare de ouvir e acreditar que isso é impossível. Não estou dizendo que será fácil, mas é a melhor coisa que você pode fazer. De nada adiantará o querer mudar se primeiro não acreditares que é possível.
"SE PODES IMAGINAR, PODES CONSEGUIR" (Albert Einsten)

Um comentário:

  1. Alci, estou seguindo seu blog tem um tempo e percebo q vc tem um olhar criterioso e amável da vida! Este texto foi um dos melhores que li nos últimos tempos, primeiro pela riqueza do conteúdo e segundo pela dinâmica das palavras! Prender a atenção do leitor não é uma questão de saber escrever, mas de ter talento em falar com a alma do outro! Foi que o q fez comigo! Falou com a minha alma!!! Parabéns!!! Abraços!!!
    Qdo puder conheça meu blog http://daniellepsicorienta.blogspot.com/

    ResponderExcluir