quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Algumas necessidades humanas

O livro "Talento à prova de crise" de Leila Navarro é leitura obrigatória para todos aqueles que querem superar as mais diversas crises. Como estamos sempre enfrentado algum tipo de crise na nossa própria vida é relevante ter o conhecimento de como tornar as crises em algo positivo. A obra foi escrita numa linguagem simples e bem humorada. Nas páginas 48-50 a autora descreve alguns tipos de necessidades humanas, além de fazer alguns comentários muito interessantes. Confira abaixo.
"As necessidades, ah, as necessidades... Quantas! E não são só materiais, mas de toda ordem. Não só as básicas, porque a lista de secundárias, terciárias e assim por diante cresce constantemente. E não são apenas as nossas, mas também há aquelas que a sociedade nos impõe. Acompanhe comigo.
  • Necessidades de consumo: sim, temos fome e sede, mas perceba o quanto damos importância a produtos específicos, consumidos e valorizados por nossos vizinhos e colegas de trabalho. Precisamos de um sanduíche big alguma-coisa, que todo mundo come; para matarmos a sede precisamos do refrigerante tal, que o mundo todo conhece.
  • Necessidade de segurança institucional: um teto e uma cama já não são suficientes, pois agora precisamos morar em condomínio que tenha vigilância e segurança o tempo todo; no carro, precisamos que ele esteja blindado; e, é claro, precisamos contratar seguros: de casa, de carro, de saúde, de vida, contra roubos, acidentes, incêndios, porque só assim nos sentimos a salvo de qualquer episódio desagradável. Mas perceba que toda essa segurança não nos protege da vida e da morte!
  • Necessidade de estima: é básico se sentir querido, admirado, cortejado. O que não é básico é acreditar que devemos reproduzir modelos de sucesso para conquistar a estima que almejamos. Se não entrar no modelo de beleza vigente- uma barriga malhada, uma lipo básica, um botox no rosto; cabelo encaracolado, então, nem pensar!-você nem será notado. E haja trabalho para chegar ao escritório daquela empresa que você quer impressionar com um carrão, zero-bala...
  • Necessidade de poder: a realização pessoal precisa culminar necessariamente em dinheiro, em muito dinheiro, para nos sentirmos poderosos, porque já não basta a satisfação de realizar a nossa missão e sentir que cumprimos o nosso papel, não basta descobrir a relevância do trabalho que realizamos. Muita gente ainda acredita que a realização plena é o poder associado ao ganho material.

O que acontece quando você precisa disso, daquilo e daquilo outro? Não há quem aguente!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário