sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Comunicação interna

A cultura organizacional influencia a comunicação interna. O artigo A importância da Comunicação Interna nas Organizações de Quézia de Alcantara Guimarães Leite, diz que: “Muitas informações são produzidas e causam impacto na vida dos funcionários, mas nem sempre geram mudanças de atitudes, ou ainda, causam confusão porque não foram divulgadas da forma adequada. Outras informações sequer chegam aos verdadeiros destinatários porque um gestor não identificou a essência comunicativa de determinado fato. Daí o valor da Comunicação Interna numa organização”.
O gestor que “parou no tempo”, ou seja, que não está “ligado” aos novos rumos do mercado, age de forma equivocada, alguns chegam a pensar que a informação deve ser monopolizada por ele. Esta atitude está tão arraigada que pode prejudicar consideravelmente o sucesso da organização. Em outro trecho ela afirma que: “Comunicação Interna são as interações, os processos de trocas, os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição.
A Comunicação Interna é responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados; e horizontalmente, entre os empregados de mesmo nível de subordinação. Quando há uma deficiência na comunicação interna devido à cultura organizacional equivocada, a organização sofre com problemas de relacionamento, falta de motivação no trabalho e baixa produtividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário