quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O gestor e a cultura organizacional

O gestor desempenha um papel crucial na formação da cultura organizacional. Ao ser criado, uma organização começa a moldar os seus valores e a forma como atuará diante dos seus clientes externos e principalmente internos. As normas, formadoras de cultura numa organização podem ser implícitas (subentendidas), como aquelas regras de conduta às quais as pessoas se conformam, mas não tem consciência.
O gestor deve perceber e trabalhar estas questões no cotidiano. Ele deve trabalhar os aspectos culturais, usando-os com ferramenta para potencializar o trabalho em equipe. Rodriguez (2002, p. 3), afirma que devemos entender a dimensão cultural como: “a capacidade de desenvolver, preservar e modificar as crenças e valores, com o objetivo de serem capazes de continuar a gerar novos recursos e acreditar que sejam capazes de, a cada momento, superarem as suas próprias metas”.

O gestor é o elo entre a organização e seus colaboradores. No desenvolvimento das suas atividades, o gestor vai moldando a “cara” da organização, bem como a corrigindo para que a cultura organizacional se desenvolva de acordo com o planejado.

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