terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Cultura organizacional

Segundo a definição de L. Smircich:” a Cultura Organizacional representa o sistema de comportamentos, normas e valores sociais (padrões de referência que influenciam a forma como as pessoas agem e avaliam os acontecimentos) aceites e partilhados por todos os membros da organização e que de certa forma a tornam única. É, portanto, um conjunto de características únicas que permite distinguir a organização de todas as outras. Corresponde ao que representa a personalidade no indivíduo e transmite a forma como os membros da organização se comportam de acordo com o sistema de valores vigente”.

Contextualizando a descrição acima podemos afirmar que todas as organizações independentes da sua área de atuação possui a sua própria identidade. Esta identidade é que a diferencia das demais. Nem sempre o conjunto de valores é facilmente percebidos pelos membros da organização, mas nem por isso eles deixam de existir. A chamada Cultura Organizacional desempenha um papel crucial para o desenvolvimento e manutenção das atividades organizacionais.
Uma “cultura” saudável é fator indispensável para que os objetivos da organização de materializem.

Um comentário:

  1. Gostei do artigo. Me ajudou porque estou fazendo um trabalho sobre esse tema. Parabéns.

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