quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Os quatro erros

A revista Isto É publicou uma excelente entrevista com Roberto Shinyashiki, médico psiquiatra, com Pós-Graduação em administração de empresas pela USP, consultor organizacional e conferencista de renome nacional e internacional.

Aqui verá uma das perguntas da entrevista e a respectiva resposta. Medite sobre ela.

ISTO É – Muitas pessoas têm buscado sonhos que não são seus, isso é verdade?
Shinyashiki - A sociedade quer definir o que é certo. São quatro as loucuras da sociedade:

A primeira, é instituir que todos têm de ter sucesso, como se as pessoas não tivessem significados individuais.

A segunda loucura é: Temos que estar felizes todos os dias.

A terceira é: Temos que comprar tudo o que pudermos. O resultado é este consumismo absurdo.

Por fim, a quarta loucura: Temos que fazer as coisas da maneira certa.

A maneira certa não existe. Não há um único caminho para se fazerem as coisas.

As metas são interessantes para o sucesso, mas não para a felicidade.

Felicidade não é uma meta, mas um estado de espírito.

Existem pessoas que dizem que não serão felizes enquanto não se casarem, enquanto outras, dizem-se infelizes justamente por causa do casamento.

Podemos ser felizes ao comer feijão com arroz, em ficar em casa com a família ou amigos verdadeiros, ao levar os filhos para brincar ou ir à praia ou ao cinema.

Quando eu era recém-formado, trabalhei num hospital de pacientes terminais.

Todos os dias morriam nove ou dez pacientes. Eu procurava conversar com eles na hora da morte.

A maior parte agarra o médico pela camisa e diz:"Doutor, não me deixe morrer. Eu me sacrifiquei a vida inteira, agora eu quero aproveitar para ser feliz".

Eu sentia uma dor enorme por não poder fazer nada. Ali eu aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas. Ninguém, na hora da morte, diz ter-se arrependido por não ter aplicado o dinheiro em imóveis ou ações, ou por não ter comprado isto ou aquilo, mas sim de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida.

" Todos, na hora da morte.... dizem arrepender-se de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida."
"Aprendi que a felicidade é feita de pequenas coisas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário