segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Motivação

A palavra motivação tem várias definições, a que mais se aproxima do meu pensamento é o conceito de Chiavenato(1999), para o aclamado escritor, a motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico, podendo este impulso à ação ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) ou também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo.

Diante do foi exposto acima fica claro perceber que esse conceito- a motivação- é uma necessidade crucial para a gestão de pessoas, bem como para o sucesso organizacional, principalmente se levarmos em consideração o fato de que vivemos na era da valorização do capital intelectual humano. O conceito de motivação não é um modismo, pois a sua relevância tem sido demonstrada por vários estudiosos do comportamento humano, o assunto é cada vez mais discutido, não só nos meios acadêmicos, mas também por empresários e funcionários.

Pessoas comprometidas, responsáveis, criativas e dinâmicas são um dos grandes diferenciais para o sucesso econômico e social de qualquer empresa. Há sempre um incentivo interno ou externo que impulsiona as pessoas a agir, uma empresa pode administrar os fatores que interferem no comportamento humano, apesar da motivação ser individual, certas variáveis pode ser direcionadas para que empresa e empregados alcancem os seus objetivos, ou seja, objetivos empresariais e pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário