terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A opinião

Certa vez no meu trabalho, conversávamos sobre a participação de todos num evento de confraternização, um dos colegas pediu a palavra e disse:
- Acho muito importante que todos participem, a equipe precisa disso para se unir ainda mais- todos concordaram prontamente com essa observação. Alguém por curiosidade perguntou:
- Vejo que você está entusiasmado com a nossa reunião, mas me diga uma coisa, você vai estar presente?
A pergunta se justificava, pois o caro colega nunca foi de participar muito. A resposta foi instantânea: “é importante participar, mas eu não vou ir”. Todos os que estavam presentes caíram na gargalhada, o maior defensor da idéia era o primeiro a “pular fora”.
Fiquei pensando nesse incidente e cheguei a algumas conclusões:
1º Somos rápidos em dar idéias as quais não estamos dispostos a segui-la;
2º Antes de fazer qualquer afirmação é importante pensar no peso das nossas palavras;
3º Se algo não for realmente importante para nós é melhor ficar quieto, isso evita a repulsa das pessoas;
4º Sempre se deve ser o mais transparente possível, ou seja, se não gostamos de alguma coisa, devemos expressar a nossa opinião prontamente;
5º Há certa incoerência entre o que falamos e a forma como agimos, o discurso diz uma coisa e a prática é bem diferente. Conciliar o pensamento com a ação correspondente é sinal de sabedoria.

Um comentário:

  1. gostei muito da postagem, você explorou o assunto de forma de humorada. O ser humano é por natureza incoerente, pensa de um jeito e age de outro.

    ResponderExcluir